Páginas

5.5.10

Quem é Moema Branquinho?

A ARTISTA

Moema Branquinho nasceu no Rio de Janeiro em 1964, é filha da pintora alagoana Maria Teresa Vieira e do escultor português José Cesar Branquinho. Sua formação é extensa. A mosaicista estudou no ateliê da sua mãe, passando depois a ter orientação com seu pai, freqüentou as aulas de Celeida Tostes, com quem pôde desenvolver sua habilidade no material cerâmico e vítreo. Em seguida, Moema partiu para a França, onde estudou por sete anos, na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris especializando-se na área do Mosaico Artístico.

Voltando ao Brasil em 1993, onde desde então continuou desenvolvendo suas obras e também projetos arquitetônicos, cria uma linguagem própria, personalizando assim este trabalho. A partir da técnica de assemblage, formando uma nova concepção e dimensão do mosaico.

Além das atividades entorno da arte musiva, a artista atua como arte educadora, desenvolvendo projetos artísticos e programas sociais, entre eles: “Reciclagem Solidária”, (comunidade de baixa renda) com jovens da Comunidade da Maré, pacientes dependentes químicos do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas de Niterói e igualmente participa de um projeto de Educação Ambiental com alunos da 4a a 8a série. (crianças e jovens de 10 a 16 anos). Utiliza resíduos urbanos como (refugo, sucatas, cacos de vidro, telhas, plástico...) ou seja fragmentos que podem ser transformados em matéria prima para a composição de painéis e objetos.


Desde abril de 2008 foi convidada a participar do corpo docente para ministrar uma disciplina eletiva: Complementação em Artes I do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Santa Úrsula, criando o curso Introdução ao Mosaico I para estudantes de arquitetura. Atualmente coordena Cursos e Workshop’s de Mosaico Artístico para iniciantes e avançados em seu Atelier particular – no IAA – Instituto de Arquitetura e Artes – igualmente na Universidade e vem realizando também em outras regiões do Brasil workshop’s e palestras focando a arte do mosaico tradicional e contemporâneo. Em novembro de 2008, participou do VII Rencontres Internationales de Mosaïques à Chartres - Prix Picassiete na França expondo como mosaicista profissional e igualmente como palestrante, apresentando suas “Experiências Pedagógicas entorno da Arte Musiva”. [Arte do Mosaico].
Conheça o site/blog
www. mosaico-arquitetura.blogspot.com
Visita com hora marcada: (21) 9342-1772


Um comentário:

Edeniuza disse...

Parabéns Moema pela sua bela carreira. Seus trabalhos são fantásticos, vibrantes, inteligentes e de técnica impecável. Estou me programando para ser sua aluna, um dia desses, e se Deus quiser, dará certo.
Um abraço, feliz páscoa!
Sucesso sempre!