Páginas

25.10.06

PROPOSTAS DISTINTAS NA ARTE DO MOSAICO


. Workshop Releitura dos Resíduos Urbanos na Arte do Mosaico
Semana do Meio Ambiente
PontoOrg - Niterói
junho de 2006









. Workshop Mosaico Contemporâneo
(Técnica Mista - Baixo-Relevo)
CCC - Centro de Criatividade de Curitiba
maio de 2006



CAPS - ad Alameda - Oficina de Mosaico - Niterói 2007
A Oficina de Mosaico iniciou em 2004 no CAPS – ad Alameda.

Em 2006 a artista plástica Moema Branquinho iniciou um novo projeto com a proposta de desenvolver a técnica musiva (arte do mosaico) de maneira autônoma, expressiva e artística, criando uma linguagem própria.

Em 2007, com o desenvolvimento dos trabalhos, Moema sugeriu que os alunos se inscrevessem na III Edição Rio Mosaico, pois estavam apresentando este perfil.

Déia Magalhães, Leal e Zé Carlos se empenharam na produção de um trabalho coletivo denominado, A Jibóia. Nesta obra, seus criadores utilizaram diferentes materiais e técnicas aprimoradas na Oficina de Mosaico e na Oficina de Papel Artesanal.

Assim os três artistas apresentaram um mosaico baixo / alto relevo para ser avaliada na seleção junto com outros expositores.

Acreditamos que deste modo cria-se uma identidade que possibilita a inclusão desta arte na vida cultural.

O CAPS- ad, (Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e/ou outras drogas), tem como objetivo desenvolver a capacitação da clientela assistida através de oficinas de Arte, visando possibilitar que as diversas interfaces que o trabalho possa apresentar estejam reunidas no nosso projeto de inclusão social.
. Exposição CAPS- AD - Alameda - Ginásio Caio Martins
Niterói

7 e 8 de outubro de 2006 - das 14h às 22hs



CAPS-AD - Centro de Atenção Psicosocial


para tratamento do Álcool e Drogas

Curso de Mosaico
para
pacientes do
CAPS - AD - Alameda - Niterói
OFICINA DE MOSAICO / TÉCNICAS VARIADAS
Mosaico como transformação...
Despertando a criatividade
e
resgatando a auto-estima do indivíduo
abril de 2006 (em andamento)

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de deixar aqui registrado a grata surpresa que tive ao encontrar nesse blog o trabalho social e artístico de grande valor de Moema Branquinho. Sua atuação junto à crianças, adolescentes e adultos é guiada pela preocupação, que se tornou a sua marca, de auxiliar o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de expressão de seus alunos, abrindo á esses possibilidades ainda maiores de inserção á cidadania e á uma postura mais atuante na sociedade em que vivem.
Parabéns, Moema Branquinho, por não se conformar em ser apenas uma artista de salão de exposições, mas também por praticar a solidariedade e por oferecer à tantos a alegria e o requinte da sua técnica. Desejo, do fundo do coração, que Deus continue ampliando os caminhos de quem, como ela, faz da arte uma declaração de amor ao próximo.
Celso Branco